MINISTÉRIO DA CULTURA e PONTILHADO CINEMATOGRÁFICO apresentam

Longa de Encerramento

 

PACARRETE
(2019, Brasil, Allan Deberton)

Estrelando
Marcelia Cartaxo
Urso de Prata Melhor Atriz – Festival de Berlim 1986

 

Sinopse
Pacarrete  é uma bailarina idosa, incomum, que vive em Russas, interior do Ceará. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança, como presente, “para o povo”. Mas parece que ninguém se importa… 

Este emocionante drama é protagonizado por Marcelia Cartaxo, premiada Melhor Atriz do Festival de Berlim pelo clássico “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral.  Com João Miguel (Estômago), Zezita Matos (O Céu de Suely), Soia Lira (Central do Brasil), Rodger Rogério (Bacurau), Samya de Lavor (Boi Neon), Débora Ingrid (A História da Eternidade) e Edneia Tutti Quinto  e no elenco.

 

Sinopse 2
Uma excêntrica senhora dança no ritmo de seu próprio tambor no premiado filme de estreia de Allan Deberton. Pacarrete (a sublime Marcélia Cartaxo), uma bailarina aposentada que mora em Russas, interior do Ceará, decide tirar a poeira do seu tutu e sapatilhas e fazer uma apresentação de ballet na festa de 200 anos do município – quer as pessoas queiram ou não.

Uma comédia leve que se torna cada vez mais contemplativa quando a verdadeira natureza da vida diária de Pacarrete se torna aparente.

 

Elenco
Marcélia Cartaxo – Pacarrete 

João Miguel – Miguel
Zezita Matos – Chiquinha 
Soia Lira – Maria 
Samya de Lavor – Michele 
Débora Ingrid – Diana 
Edneia Tutti Quinto – Tetê
Rodger Rogério – Zacarias

 

Direção de Allan Deberton 
Escrito por Allan Deberton, André Araújo, Samuel Brasileiro e Natália Maia

 

Produzido por Allan Deberton 
Direção de Produção – Clara Bastos, César Teixeira
Produtores Executivos – Allan Deberton e Ariadne Mazzetti

 

Preparação de elenco Christian Duurvoort 
Coreografia de Fauller e Wilemara Barros
Fotografia Beto Martins 
Som Direto Márcio Câmara 
Desenho de Som Rodrigo Ferrante e Cauê Custódio 
Trilha Sonora Original Fred Silveira 
Direção de Arte  Rodrigo Frota
Figurinos  Chris Garrido 
Maquiagem e Cabelo Tayce Vale 

 

Sobre Allan Deberton
Produtor, diretor e roteirista, formado em Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Dirigiu os premiados “Doce de Coco” (2010), “O Melhor Amigo” (2013), “Os Olhos de Arthur” (2016), que juntos participaram de mais de 100 festivais nacionais e internacionais e conquistaram 49 prêmios. Em 2014, teve aulas com o guru de roteiros de Hollywood, Robert Mackee, no Programa Globosat de Roteiristas. Em 2015, produziu o longa documentário “Do Outro Lado do Atlântico”, de Márcio Câmara e Daniele Ellery, com estreia no Festival de Havana. Em 2017, co-produziu para a EBC a série de TV  “Lana&Carol”, de Samuel Brasileiro e Natalia Maia; Em 2018, produziu o longa “Se Arrependimento Matasse”, de Lília Moema e co-produziu com a Globo Filmes o telefilme “Baião de Dois”. Na área de teatro, produziu os espetáculos “Avenida Q – O Musical da Broadway” (CE, 2015 e 2016), “A Hora da Estrela – O Musical” (CE, 2017) e “Amor Confesso” (CE, 2014 e 2016) e o projeto de formação “Broadway Brasil” (2013, 2016, 2017 e 2018), este último em parceria com a Broadway Dreams Foundation. Em 2019, produziu o curta “Aqueles Dois”, de Émerson Maranhão, ganhador de 19 prêmios em 40 importantes festivais. No mesmo ano, também lançou “Pacarrete”, seu primeiro longa-metragem, com estreia no 22th Shanghai Internacional Film Festival, competindo ao Golden Goblet Awards e ganhador de 8 Kikitos no 47. Festival de Cinema de Gramado, inclusive Melhor Filme, Melhor Filme Juri Popular, Roteiro e Diretor. Ganhou prêmio ‘Rajatha Chakoram’ (The Silver Crow Pheasant) de Melhor Diretor no 24th International Film Festival of Kerala (Índia). A Atualmente desenvolve os projetos “O Melhor Amigo”, “A Adoção” e “As donzelas”.

 

Sobre Marcelia Cartaxo
Marcélia Cartaxo é uma atriz paraibana consagrada nacional e internacionalmente. Recebeu o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim, com o longa-metragem “A Hora da Estrela” (1985, de Suzana Amaral). Atuou em diversos outros filmes, com destaque para “Madame Satã” (prêmio de melhor atriz no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), “O Céu de Suely”, de Karim Aïnouz, “Baixio das Bestas” (2006, de Claudio Assis), “A História da Eternidade” (2014, de Camilo Cavalcante) e em várias novelas e programas de televisão. Além disso, também tem realizado filmes de curta-metragem como diretora, roteirista e atriz. Em 2015, levou o troféu de Melhor Atriz no Festival de Brasília pelo filme “Big Jato’” (2015, de Cláudio Assis). Em 2019, ganhou o Kikito de Melhor Atriz, no Festival de Cinema de Gramado, pela consagração de seu papel em “Pacarrete”, de Allan Deberton. Esse trabalho também lhe rendeu prêmios no LABRFF, Los Angeles Brazilian Film Festival, onde também foi homenageada, no Festival de Cinema de Vitória, entre outros. Recentemente, atuou nos longas “Acqua Movie”, de Lírio Ferreira; “Helen”, de André Meirelles Collazzo; e “A Mãe”, de Cristiano Burlan (ainda inédito); e também nos curtas “A Ética das Hienas”, de Rodolpho de Barros; “Faixa de Gaza”, de Lúcio César Fernandes Murilo; e “Ela que Mora no Andar de Cima”, de Amarildo Martins.