MINISTÉRIO DA CULTURA e PONTILHADO CINEMATOGRÁFICO apresentam

Longa de Abertura

Pequenos Guerreiros

 

O longa-metragem infanto-juvenil “Pequenos Guerreiros”, da diretora Bárbara Cariry, gira em torno de uma família de pescadores, do litoral do Ceará que decide viajar para o sertão, indo até a cidade de Barbalha, na região do Cariri, com o objetivo de pagar uma promessa durante a Festa do Pau da Bandeira. Mas as crianças inquietas e curiosas transformam a viagem em uma grande brincadeira e aprendizado sobre o mundo, a partir de um percurso que mergulha pela cultura nordestina ao cruzar com artistas de rua, parques de diversões, salas de cinema e paisagens deslumbrantes.

Com première mundial na competição do Children’s Film Festival Seattle 2021, importante festival internacional de cinema infanto-juvenil, o longa marca a estreia da diretora Bárbara Cariry em longas-metragens. “Pequenos Guerreiros” participou dos principais festivais nacionais e internacionais, e recebeu os prêmios de Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Trilha Musical e Melhor Figurino no 17º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões 2022 e de Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro no 17º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro 2022.

O roteiro foi escrito por Bárbara e Rosemberg Cariry, a partir das próprias lembranças de infância da diretora, que também assina a produção executiva e montagem do filme, ao lado de seu irmão Petrus Cariry. A produção é da Iluminura Filmes e contou com uma equipe formada predominantemente por mulheres. No elenco, estão Bruno Goya, que interpreta o pai Cosme, Georgina Castro, que vive a mãe Maria, Juan Calado, que dá vida ao filho Benedito e Daniel Almeida e Lara Ferreira, que fazem os papéis dos sobrinhos Matheuzinho e Bruna.