O Sonho de Clarice
Animação| 83 | 2023 | DF]
Direção: Fernando Gutierrez e Guto Bicalho
Sinopse: O Sonho de Clarice conta a história de uma menina extremamente criativa que passa pelo processo de superação da perda de sua mãe. É um filme que fala de amizade, companheirismo e sobre as tantas belezas que nos cercam cotidianamente que muitas vezes nem percebemos.
O Sonho de Clarice trilha uma excelente carreira já selecionado para mais de 31 festivais no Brasil e no mundo.
1º Longa-metragem de animação produzido no Distrito Federal tem carreira promissora.
O Longa metragem “O Sonho de Clarice” estreou no dia 11 de dezembro no 56º Festival de Cinema de Brasília do Cinema Brasileiro, e conquistou os prêmios de melhor direção de arte, melhor edição de som e melhor trilha sonora, pela mostra Brasília. Recentemente foi contemplado com a menção honrosa de melhor direção no festival Cartoons on the bay (Itália), bem como recebeu os prêmios de melhor roteiro, melhor desenho de som e melhor trilha sonora no 47º Festival Guarnicê (São Luis, Maranhão). Em setembro de 2024 recebeu menção honrosa de melhor filme internacional no Festival Internacional Tamizhagam, no Sri Lanka. Também foi premiado nas categorias de desenho de som e direção de arte no Festival de Cinema de Colombo. A participação em festivais e receptividade do público tem deixado a equipe do filme entusiasmada, por iniciar promissora carreira.
Em marcantes e convidativos traços de animação em 2D, acompanhamos Clarice, uma menina muito esperta e criativa, que precisa lidar com a perda de sua mãe. Membros de uma família de artistas de teatro, a garota e seu pai se veem perdidos diante da situação. Com sua criatividade combinada às suas memórias afetivas, Clarice enfrenta os momentos desafiadores de sua nova realidade. Dessa maneira, Clarice imagina, em sua rotina, um mundo mágico onde contará com a ajuda de inusitados amigos para viver grandes aventuras e aprender a conviver com a ausência e a lembrança de sua mãe.
Um filme que fala de relações e das pequenas alegrias da vida cotidiana e sobre o quão mágico estas podem ser. Uma obra que contrasta a linguagem cotidiana do mundo real com uma viagem surrealista em um mundo fantástico como alegoria para sua jornada de superação.
O filme se passa em um bairro periférico da Capital do Brasil. A escola, o bairro residencial, e as áreas comerciais compõem o cenário real percorrido por Clarice. Os desenhos infantis, bem como grandiosos cenários compostos por inúmeros retalhos de tecido, constroem o universo imaginário da protagonista. A escala, o vazio e o monocromatismo são características presentes que refletem o estado emocional da Clarice e sua forma atual de ver o mundo.
As escolhas estéticas do filme são motivadas por dois fatores: a limitação imposta por questões orçamentárias, bem como a vontade de representar o Distrito Federal como um espaço que escapa aos monumentos e que vai muito além do Plano Piloto. A arquitetura da área residencial é inspirada em algumas regiões como o Recanto das Emas, Cruzeiro Velho e outras cidades com características em comum. Além disso, a área comercial, também traz referências do DF como a Avenida principal do Recanto das Emas, Avenida Hélio Prates, até mesmo a avenida W3. As áreas de carga e descarga do Setor comercial também são retratadas (com certa liberdade poética) no filme. A praça da cidade é inspirada na praça da Vila Telebrasília, próxima ao espaço PéDireito. O cenário da escola tem inspiração direta na arquitetura modelo das escolas da secretaria de educação do Distrito Federal.
A trilha sonora se encontra intimamente conectada ao contexto das personagens e a visualidade do filme. Basicamente composta para ser executada por uma sanfona (tocada pelo pai em cena) e utensílios da carroça com funções percussivas, a música também participa do transporte de Clarice para outros mundos, se relacionando com o pulsar e com o desenvolvimento das ações das personagens. Em síntese, intentou-se com a trilha sonora consistência, coerência, simplicidade e, sobretudo, o estabelecimento de relações de afeto.
A obra destaca o protagonismo da imaginação na vida cotidiana das personagens. A capacidade criativa de Clarice combinada com suas memórias afetivas, faz com que momentos desafiadores de sua realidade se transformem em viagens encantadoras, possibilitando a superação dos desafios em sua jornada.
Com uma equipe de mais de 80 profissionais, o filme contou com a participação de mais de 20 estudantes nas mais diversas etapas da produção, em funções como assistente de produção, produção de elenco, captação de som, rigging, animação e pós-produção. Vale ressaltar que foi realizado um FIC (formação inicial e continuada) de animação no Campus Recanto das Emas. Ao término do curso, diversos estudantes ingressaram na produção do filme, atuando em rigging, animação e pós-produção. Temos o orgulho de dizer que todas as pessoas que atuaram na etapa de composição do filme, foram ex-estudantes do curso de animação do IFB.
Cabe destacar também a relação entre o Sonho de Clarice e o Instituto de Artes da Universidade de Brasília, uma vez que o roteiro original do filme foi engendrado durante o processo de doutoramento do diretor Fernando Gutierrez, junto a César Lignelli, professor do Departamento de Artes Cênicas da UnB, no contexto do Grupo de Pesquisa Vocalidade e Cena (CNPq).
O filme tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC) e Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), e conta a história de Clarice, uma menina extremamente criativa que passa pelo processo de superação da perda de sua mãe.
Diretores
Fernando Gutiérrez é doutor em Artes pela Universidade de Brasília, com uma tese intitulada “Animação em Ato: voz, performance e cena independente”. Possui mestrado em Arte e Tecnologia pela mesma instituição. Realizador, dirigiu diversos curtas como “O Mascate” (2008), “José” (2015), entre outros. Dirigiu e produziu o longa “O Sonho de Clarice”, seu primeiro longa-metragem de animação realizado no Distrito Federal. Como docente atuou nos cursos de jogos, publicidade, animação e cinema em diversas instituições como Senac (SP), Anhembi Morumbi (SP), UnB, Iesb. Atualmente, é professor no Instituto Federal de Brasília – IFB
Guto Bicalho é Diretor, Head of Story, Roteirista e Storyboarder. Realizou os curtas “Sangro” (2018) e “Fuga Animada” (2013). Dirigiu o longa-metragem “O Sonho de Clarice”. Trabalhou em séries nacionais e internacionais incluindo os canais Cartoon Network, Nickelodeon, Gloob, Disney e outros; bem como no longa-metragem “Perlimps” e outros filmes ainda a serem anunciados. Foi presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação (2019-2020); membro da Academia Brasileira de Cinema; e professor na Academia Internacional de Cinema (AIC). Atualmente leciona no Story Curso, escola independente de cinema e storyboard.
Serviço
O Sonho de Clarice – Ficha Técnica
Direção: Fernando Gutiérrez e Guto Bicalho
Roteiro: César Lignelli, Fernando Gutiérrez, Guto Bicalho e OKO
Elenco: Dandara Luana, Ellen Oléria, Fernando Gutiérrez, Paula Passos, Clarice Gutiérrez, Malik Gomes, Érika Beatriz Santos, Rodrigo Ferreira, Kauã Alves Barbosa, Ana Rita de Souza.
Direção de Elenco: Jonathan Andrade
Direção de Arte: João Capoulade, OKO e Sarah Guedes
Direção de Animação: Fernando Gutierrez e Wander Deley
Desenho de Som: César Lignelli e Fernando Gutiérrez, Fernando Vieira e Francisco Vasconcelos
Direção Musical: César Lignelli
Edição e Mixagem de Som: Fernando Vieira e Francisco Vasconcelos
Produção Executiva: Fernando Gutiérrez e Vivian Palmeira
Distribuidora: Encripta
FESTIVAIS E PRÊMIOS
PRÊMIOS
- 47º Guarnicê – São Luis – MA – 07 a 14 de junho
- Prêmio de melhor roteiro
- Prêmio de melhor desenho de som
- Prêmio de melhor trilha sonora
- Cartoons on the bay – Itália – 02 de junho 2024
- Menção Honrosa de Melhor direção
- 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – 11 de dezembro 2023
- Melhor direção de arte;
- melhor trilha sonora;
- melhor edição de som e mixagem;
- Festival de Cinema de Colombo:
- Melhor desenho de som;
- Melhor direção de arte
- TAMIZHAGAM INTERNATIONAL FILM FESTIVAL, SRI LANKA, SET 2024
- Menção Honrosa, melhor filme
FESTIVAIS
- 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – Brazil – 11 de dezembro 2023,
- Cartoons on the bay – Itália – 02 de junho 2024,
- 47º Guarnicê – São Luis – MA – 07 a 14 de junho BRAZIL,
- 6º Festival Internacional de Animação – Lanterna Mágica 21/03 BRAZIL,
- Fantaspoa 2024 – 11 de abril BRAZIL,
- XIV Festival cinema de fronteira 2024 – 17 abr 2024 BRAZIL,
- Olhar de Cinema de Curitiba JUN 2024 – BRAZIL,
- Afro Cine 2024 – Popayán, Colômbia, MAIO 2024,
- Mostra Ipê de Cinema – Hamamatsu, Japão 24 e 25 de agosto de 2024. JAPAN,
- Kultura Con – cidade do méxico, México Set 2024 ,
- 4º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte (outubro 2024),
- FICA – Festival Internacional de Cinema Austral – Córdoba – Argentina (dez 2024),
- Jordan Children’s Film Festival – JORDAN – SET 2024,
- FESTIVAL DE CINEMA DE COLOMBO – BRAZIL – AGO 2024,
- 11º CINEMA COM FARINHA,
- 23º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis – SET 2024,
- Festival de Cinema de Marília – SET 2024;
- Human-Environment Care Film Festival HECFF – Canadá, set 2024
- Festival Cine Alter – Alter do Chão – PA, SET 2024;
- TAMIZHAGAM INTERNATIONAL FILM FESTIVAL, SRI LANKA, SET 2024
- VBIFF – Vancouver Black Independent Film Festival – Canadá – OCT 2024
- CINE JARDIM – Sessão especial de abertura – Belo Jardim – PB – Brazil – OCT 2024
- Festival de Cine Infantil Churumbela, Cidade do México – MEXICO – OCT 2024
- Kolibri – Festival Internacional Del Audiovisual Para La Niñez Y La Adolescencia, Bolívia, OCT 2024
- INSÓLITO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINE FANTÁSTICO – Mostra Insolikitos – Lima – Peru – OCT 2024
- uMgungundlovu Film Festival – Natal, Africa do Sul – NOV 2024,
- FICFUSA 2024 OFFICIAL SELECTION – Colômbia – NOV 2024,
- Festival Cinema de Expressão – Convidado – Ceilândia – DF – AGO 2024,
- Mostra Múmia – Convidado – Dez – 2024
- Festival Internacional de Animación Ajayu – Puno – Peru – OCT 2024
- Mostra de Cinema do Portal do Sertão – Feira de Santana – BA – Brazil – NOV 2024