MINISTÉRIO DA CULTURA e PONTILHADO CINEMATOGRÁFICO apresentam

Oficinas

Local: Escola de Artes Integradas do Instituto Conceição Moura

Apresentar aos alunos o gênero documentário; Utilizar o documentário como uma ferramenta de preservação e resgate à memória; Realizar debates e reflexões acerca do audiovisual; Registrar os valores imateriais da região, como manifestações culturais e personagens históricos; Proporcionar atividades que estimulem a criatividade e a sensibilidade dos alunos; Realizar 1 documentário digital como resultado final de cada oficina.

Dias 22, 23, 24, 25 e 26 de maio das 14h às 17h

MARLOM MEIRELLES

Facilitador Marlom Meirelles

Cineasta e produtor com mais de dez anos de atividade e um currículo vasto de realização de projetos em múltiplas linguagens.

É idealizador do Curta na Serra – Mostra de Cinema ao Ar Livre, que vai para sua terceira edição, e do NUVEM – Festival de Música de Serra Negra. No campo da gestão, tem atuado como Diretor de Cultura do município de Bezerros-PE.

Local: Escola Estadual Professora Maria Galvão

A oficina pretende discutir a análise dos elementos de linguagem fílmica de maneira acessível e abrangente, mostrando como o pensamento crítico é uma ferramenta de aproximação da obra, não de distanciamento. O foco central é entender a importância/função da crítica cinematográfica para o enriquecimento da experiência com os filmes. 

Dias 23, 24 e 25 de maio, das 13h às 16h

ANDRÉ GUERRA

Facilitador: André Guerra

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, André Guerra é repórter de cultura e crítico de cinema no Diário de Pernambuco. Escreve e produz vídeos como crítico para o site de entretenimento Estação Nerd e edita e grava vídeo-críticas de cinema para o canal Sessão Restrita, no youtube. Faz curadoria para festivais de cinema e ministra a oficina de crítica de cinema para o Cine Jardim desde 2019. Atualmente faz pesquisas acadêmicas sobre o cinema de horror.